quinta-feira, 25 de março de 2010

INTRODUÇÃO

Para a grande maioria dos alunos, um projecto académico é um motivo de preocupação e de apreensão. Por esta razão, os estudantes tendem a escolher o caminho mais fácil. Na realidade é preciso entender que os projectos académicos, devem permitir compreender as capacidades individuais e colectivas, e o know-how sobre o mundo real. Estes projectos devem ser considerados como uma das principais áreas dos alunos, devem também demonstrar a aplicação de habilidades, conhecimentos das diferentes disciplinas para resolver problemas representativos, como aqueles que podem ser encontrados a nível profissional (após a licenciatura e o mestrado, ao leccionar numa escola) e acima de tudo, o entusiasmo para fazer as coisas de forma positiva e inovadora.
Por tendência, o aluno está obcecado em superar esta disciplina do último semestre. Ao sentir-se desprovido do conforto de um manual, de um programa e ao ter que engendrar em solitário ou em grupo uma metodologia, o pânico instala-se. A maioria dos alunos não está consciente da importância, das vantagens e dos requisitos dos projectos académicos, pois são considerados como obstáculos e não como experiências de aprendizagem.
Ao iniciarmos esta viagem, todos estamos cientes das dificuldades do percurso, da importância da documentação adequada e da necessidade da experimentação artística, assim como da metodologia dos processos.

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